terça-feira, 22 de maio de 2012

Saiba como funciona o câmbio e outras dicas sobre a Venezuela


Depois de ler muitos relatos de viagem, descobrimos que há um conhecido câmbio negro no país. Enquanto a moeda oficial valia x, a moeda dos cambistas oferecida livremente no aeroporto internacional, era 5 vezes mais barata. O assédio de cambistas vai ser grande assim que você deixar a sala de desembarque.  Se você pechinchar, vai ter ainda mais vantagem.  Leve dólares, e isso não vale apenas pelo câmbio favorável. Como a taxa para uso de cartão de crédito está muito alta, leve boa parte do que for gastar em espécie, e faça saques em moeda local quando chegar. Esse site tem sido divulgado no circuito mochileiro e serve como base para a cotação "paralela": http://www.paralelovenezuela.com/.


Taxistas também são prováveis chatos na sua chegada, mas se você realmente precisar deles, pechinche. 

Não havia hostels na Venezuela na época, ao menos não conseguimos nenhum pra nossa viagem, portanto optamos por pequenos hotéis bem localizados e por preços camaradas, que reservamos pela internet. O único lugar que não fizemos reserva de hotel foi Los Roques, já que descobrimos que eles superfaturam os preços para estrangeiros que fazem isso! E ainda dão o preço em dólares…
Portanto, se você tem disposição de sobra, pode chegar a Los Roques e escolher sua pousada na hora mesmo, pagando muito mais barato. Como se trata de uma pequena ilha de pescadores, existem diversas pousadas simples e aconchegantes, mas que sequer tem site. Claro que isso depende da época do ano, não recomendamos fazer isso em alta temporada!

Também compramos nossas passagens de avião para Mérida assim que chegamos no país,  em moeda local, diretamente no guichê da empresa Venezuelana.  Isso significa que já economizamos um bocado no câmbio.
Fizemos o mesmo com a  passagem para Los Roques, compramos no Aeroporto de Caracas, diretamente no guichê da empresa Chapi Air. 
Há diversas empresas que fazem o trajeto até Los Roques, mas escolhemos a Chapi por ser uma das mais confiáveis, e o preço razoável. Ah, só não espere um super avião, pois como se trata de um pequeno arquipélago, apenas pequenos aviões chegam até lá (leia-se teco-teco mesmo).

O aeroporto de Caracas é muito grande, e tem dois terminais distintos, o nacional (de onde saem os vôos pra Los Roques e Merida, obviamente) e o internacional (de onde a gente sai, rsrs). É uma bela caminhada ir de um pra outro. Programe-se para não se atrasar caso tenha um vôo no terminal "ao lado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário