terça-feira, 15 de maio de 2012

Vistos, vacinas e afins

Pode não ser a parte mais prazerosa, porém deve ser levada a sério por quem pretende ser um bom viajante. Verifique com bastante antecedência se seu destino exige que você tenha um visto ou tome uma vacina específica.

Essa é a lista oficial dos países que tem relação diplomática com o Brasil. Basta clicar no nome do país para saber se você precisa ou não de visto. 
No caso do visto, procure o consulado ou embaixada do país e se certifique de como funciona o processo de expedição do mesmo. Verifique nos respectivos sites quais são as exigências e na dúvida ligue e peça mais informações. Alguns países tem processos mais burocráticos, como os Estados Unidos, que ainda exigem entrevista em muitos casos, e outros mais simples, como a Índia, bastando pagar uma taxa e enviar o passaporte com um formulário ao consulado para obter o visto; outros ainda emitem o visto no desembarque, vale se informar em todos os casos. 

Quanto as vacinas, a mais comum, exigida em muitos países, é a da febre amarela. Caso o país que você vai visitar exija a vacina, procure o posto de saúde mais próximo e tome a anti-amarílica gratuitamente. Atenção: a vacina deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem. Depois de tomá-la, você deve procurar a vigilância sanitária para emitir seu  Certificado Internacional de Vacinação.
Confira outras informações sobre vacinas no site do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário